Saber qual o equipamento certo para sua pizza é uma dúvida bem comum, principalmente para quem está na fase de planejamento do negócio.  

Pensando nisso, esse foi o tema da palestra de Erik Momo, realizada no estande da Fornoflex, durante a Fispal Food Service 2022.

Considerado uma referência no mercado, nos últimos anos Erik Momo vem contribuindo muito para ajudar no crescimento e realização dos empreendedores da pizza. Para isso, compartilha não apenas de todo seu conhecimento técnico, mas também empresarial.

Erik Momo revela o segredo para encontrar o equipamento certo para sua pizza

Se você chegou até aqui pensando em obter uma resposta pronta e ter acesso a uma lista de fornecedores já adianto que esse não é o caminho correto.

Erik Momo destaca que cada empreendedor deve entender como funcionam os equipamentos e como eles se comportarão de acordo com o tipo de produto.

O segredo para acertar nessa escolha é fazer a pergunta correta. 

Assim sendo, a primeira avaliação que deve ser feita não é sobre qual é o equipamento certo para sua pizza, mas qual a pizza que você pretender fazer?

A partir do produto é possível encontrar o equipamento ideal. “Você tem que partir da pizza que quer, qual o produto pretende entregar e entender, a partir do seu produto, como chegará nele”, afirma Erik.  

Tendo essa definição, é possível seguir os próximos passos, que envolve não apenas a escolha de equipamentos, mas também processos, ingredientes e técnicas.

Desta forma, fica claro que o conhecimento profundo do seu produto é a chave para o sucesso.

Erik ressalta ainda que cada tipo de pizza requer um ajuste tanto de equipamento, quanto de processos. Por exemplo, quem trabalha com pizza clássica, napolitana ou pizza in teglia precisa ajustar  temperatura, tempo e a própria massa.

Esses alinhamentos são o que garantem um resultado perfeito para o produto final. 

Importância de testar os equipamentos antes de comprar

Com base no que foi passado por Erik Momo, fica evidente que pesquisar, ver referências e testar os equipamentos, de forma prática, torna-se um fator primordial.  

Por esse motivo, a Fornoflex dispõe de um Centro Técnico completamente estruturado para simular a operação real de uma pizzaria de alta performance. Lá é possível testar os fornos antes de comprar.

A empresa possui a maior linha de fornos em alvenaria do Brasil, com modelos clássicos e napolitanos, a lenha, gás, flex e elétrico. Dispõe também de fornos no modelo rotante.

Além dos fornos, no espaço também é possível testar os equipamentos para pizzaria, tais como masseira, boleadora/divisora e abridora de massa. 

Toda essa variedade tem um único objetivo que é dar segurança na escolha do empreendedor, sempre respeitando suas necessidades e características de produto.

Por esse motivo, a Fornoflex está presente em diversas pizzarias no Brasil e em mais de 10 países ao redor do mundo. Apenas como referência apenas nos últimos anos foram mais de 3 mil fornos instalados pela empresa, atendendo aos mais variados segmentos e conceitos gastronômicos. 

Sobre Erik Momo

Erik Momo

Formado em Marketing pela ESPM e Pizzaiolo pela Scuola Italiana Pizzaioli, Erik Momo é sócio-diretor na 1900 Pizzeria e responsável pela gestão da rede.

Também é um dos diretores da ANR – Associação Nacional de Restaurantes, onde participa ativamente há mais de dez anos.

Com foco no desenvolvimento do mercado como um todo, Erik Momo vem aprimorando as técnicas de preparo das pizzas nos últimos anos com pesquisas na Itália e Estados Unidos.

Em parceria com o Moinho Anaconda, participou do desenvolvimento de uma farinha nacional para pizzas de longa fermentação em 2016.

Além disso, Erik momo ministra aulas, mentoria e palestras em escolas e feiras como Eataly, Instituto ConPizza, Escola Wilma Kövesi, Anhembi-Morumbi, FIPAN e Fispal.

Outro destaque são suas participações em programas de TV, tais como Mais Você (FechaConta Pizza), Programa Todo Seu (Ronnie Von), Melhor pra Você (Edu Guedes), Revista da Cidade e Mulheres (Regiane Tápias), Bem da Terra (Renata Maron).

Quer saber mais sobre Erik Momo e como escolher o equipamento certo para sua pizza?

Se você tem interesse em saber mais, te convidamos a acessar o site de Erik Momo e também  segui-lo no Instagram, onde o especialista dá dicas diárias sobre tudo que envolve o mundo da pizza.

Recentemente ele lançou o curso “Saiba tudo sobre pizza”. Lá, todo conteúdo da palestra “Como escolher o equipamento certo para sua pizza”, ministrado na Fispal 2022, ficará a disposição como bônus para os alunos.

Confira!