Chef Dário Costa compartilha o segredo de sucesso da sua cozinha e destaca a importância do forno de alvenaria na sua gastronomia

O forno de alvenaria, que sempre foi destaque nas pizzarias, também está conquistando os chefs de cozinha.

 O equipamento tem se revelando uma excelente alternativa para quem quer oferecer diferenciais de textura e sabor para os alimentos.

Para entender melhor esse movimento, falamos com o especialista em cozinha de fogo (brasa e lenha), além de frutos do mar, Chef Dário Costa.

 O chef, que tem um forno de alvenaria no restaurante Deus Ex Machina Brasil, localizado em São Paulo, revelou como usa o equipamento. “Eu uso meu Fornoflex de diversas maneiras, menos para pizza. Uso para assados, cozidos, pão, feijoada, peixes e até finalizo arroz. É o forno que eu faço tudo!”, revelou Dário.

Desta forma, o forno de alvenaria se mostra bastante versátil para atender aos mais variados preparos. No entanto, também é importante avaliar o fator produtividade, afinal sabemos que os equipamentos interferem diretamente no sucesso de um restaurante, afetando o fluxo de trabalho, a qualidade e agilidade no atendimento aos clientes. Por esse motivo, Chef Dario Costa, também falou sobre o impacto do forno na sua operação.

 “O Fornoflex tem bastante força. Meu forno é maravilhoso, eu optei pela lenha, pela minha forma de trabalhar e pelo aroma. Eu gosto de ter esse controle do fogo, mas não adianta ter isso se você não tem um bom desempenho na parte estrutural, o calor tem que girar, tem que ter um controle na entrada de oxigênio, o forno tem que ter a circunferência certa e o queimador também na posição certa. O desempenho do meu forno é muito bom. Ele aquece muito rápido e mantém o calor durante a madrugada inteira, o que é muito importante para alguns preparos que eu realizo. Sem contar que tem um excelente desempenho”, afirma o chef.

 Toda essa versatilidade e capacidade produtiva demonstra porque o forno de alvenaria está ganhando destaque nos restaurantes. 

 Como referência, além de Dário Costa, outros chefs renomados também utilizam Fornoflex no preparo de seus pratos. Dentre eles, Erick Domenico, do Lagar – Hotel Sheraton Santos; Mário Rosso, do Bar e Restaurante Rosso Cucina e Diego Sacilotto, do restaurante Seu Manuel e Sargento Garcia.

 

Sobre Dário Costa

Chef Dario preparando uma receita na cozinha do restaurante Deus, que contém um Forno da Fornoflex, onde ele prepara todos os seus pratos.

Chef Dário Costa ficou nacionalmente conhecido pelas suas participações em programas gastronômicos. Em 2016 ele participou do Masterchef, na Band, sendo considerado um dos favoritos ao prêmio. Em 2020, foi campeão do Mestre do Sabor, realizado pela Rede Globo.

 No entanto, é a sua técnica e visão empreendedora que o torna uma grande referência no mercado. Além de comandar o restaurante do Deus Ex Machina, ele também é responsável pelo Made Cozinha, Paru Restaurante, Açougue do Mar, Churrascada do Mar e Benedita Noronha.

 Para o chef, fatores como humildade, respeito e postura são essenciais para quem visa crescer nessa área.  Ele revela também um dos seus segredos de sucesso, diz que já foi muito focado em técnicas, mas hoje sua cozinha é resultado das suas experiências.

 “Eu já fui muito estudioso, já fiz muito curso, muito estágio, hoje em dia eu vivo em função das experiências boas. Eu procuro viajar bastante, comer fora conhecer a parte cultural, assim eu tenho as melhores referencias e consigo oferecer o melhor para meus clientes”.

 

Informações

Para conhecer mais sobre o trabalho de Dário Costa, visite Deus Ex Machina Brasil. Eles estão na Av. Rebouças, 3658 – Pinheiros, São Paulo – SP.

Se você quiser saber mais sobre o uso do forno em restaurantes e obter outras referências nesse segmento, entre em contato com a Fornoflex. (www.fornoflex.com.br)