Durante a Fispal 2022, a Fornoflex promoveu uma palestra sobre a pizza in teglia e pinsa romana.

Essas especialidades, muito conhecidas na Itália, estão em crescimento no Brasil.

Além de serem excelentes alternativas para quem atua no universo de pães e pizza, também podem ajudar quem quer diversificar os seus negócios.

Para falar sobre esses dois assuntos ninguém melhor do que Frederico Tomé. Ele é especialista em fermentação natural, responsável por implantar a pinsa romana no Brasil, 6º colocado do mundo na categoria pizza in teglia e 1º colocado da esquadra do Brasil no mundial de pizza, realizado em Parma, na Itália, em abril de 2022.

O campeonato mundial contou com cerca de 700 participantes, de 42 nacionalidades diferentes. Frederico Tomé conquistou o 6º lugar preparando uma pizza in teglia com sabores simples e inusitados: Mortadela e geleia de laranja.

Confira agora alguns momentos da palestra de Frederico Tomé.

 

 

Sobre a pizza in teglia e pinsa romana

Pizza in teglia e pinsa romana de Frederico Tome

Pizza in teglia

A pizza in teglia é o nome que se dá para as pizzas assadas em assadeiras retangulares, que lembram um formato de telha, geralmente nas medidas de 20 x 50 cm.

Além disso, são preparadas conforme o padrão da tradição romana, resultando num produto de massa leve e fina, crocante por for e macia por dentro.

Tomé destacou que antes as assadeiras eram importadas, mas hoje já tem assadeira com fabricação 100% nacional, feita com ferro e espessura especial, para atender especialmente o tempo de cocção e preparo desse tipo de produto.

A pizza in teglia é composta por duas cocções, primeiro apenas a base, que pode ser com ou sem molho, e depois a segunda etapa feita com os condimentos.

Durante sua apresentação, Frederico Tomé destacou que trabalhou com uma massa com 85% de hidratação, feita com mix de farinhas e com 48 horas de fermentação.

O resultado da massa ficou excelente. Depois, foi apenas investir na criatividade dos ingredientes para finalizar com perfeição.

Durante a apresentação Tomé replicou a receita que fez para ganhar o campeonato e surpreendeu pela maravilhosa combinação dos sabores.

Pinsa romana: A união de pizza e pão

Frederico Tomé destacou também que encontrou na pinsa romana uma forma de unir as suas paixões: Pão e pizza.

Apesar de ser um produto novo no mercado brasileiro, a Pinsa Romana existe desde o antigo Império Romano e é uma antecessora da pizza.

Produzida com fermento natural em sua composição, conta com farinhas diversas como as de arroz, soja e trigo.

A pinsa romana que Tomé apresentou durante a Fispal foi fermentada por 72 horas, tinha 83% de hidratação e preparada com blend de farinha nacional.  

O resultado foi um produto altamente leve, digestivo, saudável e saboroso.

Oportunidades de mercado para pizza in teglia e pinsa romana

Frederico Tomé ressaltou que a pizza in teglia e pinsa romana tem muito potencial de mercado, justamente por sua forma de preparo.

A orientação é deixar as bases prontas e guardadas e finalizar na hora de atender ao cliente, o que dará bastante dinamismo e agilidade no atendimento.  

Dentre as opções, é possível congelar a base da massa.

Ele ressaltou ainda que são produtos que garantem muita versatilidade e agilidade na operação.

Cocção perfeita da pizza in teglia e pinsa romana

Para garantir a cocção adequada da pizza in teglia e pinsa romana, o forno ideal é o modelo elétrico em alvenaria.

Frederico destacou que o forno elétrico em alvenaria te proporciona não somente trabalhar com massa pré-assada, como também com a massa crua.

Além disso, a grande vantagem do forno elétrico em alvenaria é que ele é muito versátil e reduz em 90% o risco de errar na cocção, pois garante um controle perfeito de temperatura, na parte superior e inferior.

Aqui no Brasil, você encontra esse forno elétrico em alvenaria apenas na Fornoflex.

Frederico Tomé foi o primeiro a testar o equipamento, durante o pré-lançamento que ocorreu na feira APAS, no mês de maio de 2022.  Veja o que ele fala:

“O forno elétrico da Fornoflex revoluciona o mercado. Ele tem toda dinâmica e tecnologia do tradicional forno elétrico usado na área de panificação, no entanto no formato ideal para cocção da pizza, também conhecido como formato iglu. Com essa tecnologia e design ele se torne o produto perfeito para produção desses preparos especiais, pizza in palla, teglia e pinsa romana”

Quer conhecer mais sobra a pizza in teglia e pinsa romana?

Quem esteve na Fispal conseguiu provar das maravilhas preparadas por Tomé.

No entanto, para quem tem desejo de se aprofundar nessas técnicas a recomendação é fazer uma consultoria.

Frederico Tomé

Em suas consultorias, Frederico atua de duas formas: Transmissão e desenvolvimento de receitas técnicas de panificação e pizza ou avaliação e dimensionamento operacional do parque de máquinas de produção.

Sua contribuição no segmento empresarial consiste em orientar e dimensionar a capacidade produtiva em determinados segmentos como bakery, pizza e grill.

Desta forma, ele contribui trazendo uma padronização em operações diárias e uma significativa margem de acerto em novos projetos

Para quem ficou curioso especificamente pela pinsa romana, Tomé destaca ainda uma oportunidade bem interessante. O produto está pronto e a venda no site da Italian Bakery House.

Vale a pena conferir!

Contatos de Frederico Tomé  

Para continuar por dentro dessas novas tendências de mercado, continue acompanhando o trabalho de Frederico Tomé.

Instagram: @ fredericomtome

Site https://italianbakeryhouse.com.br/