Com o tema Pizza in Teglia, Antonio Cipullo foi o primeiro a abrir o ciclo de palestras realizadas no estande da Fornoflex, durante a Fispal Food Service, que ocorreu de 07 a 10 de junho de 2022, no Expo Center Norte.

O chef escolheu este tema, pois foi a especialidade na qual concorreu com cerca de 800 profissionais, de 42 nacionalidades diferentes, no Campeonato Mundial de Pizza, realizado este ano, em Parma, na Itália, onde ficou com o 12° lugar.

Sobre a pizza in teglia

Pizza in teglia preparada por Antonio Cipullo

A pizza in teglia é um estilo de pizza muito consumido na Itália e vem conquistado paladares em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Tem um formato diferente, feita em assadeira retangular,  é servida em pedaços e perfeita para comer com as mãos.

A massa também tem seus diferenciais, alta e muita bem hidratada.

A receita foi a mesma que o chef apresentou no campeonato mundial de pizza: Berinjela à parmegiana. 

Como trata-se de uma pizza especial, sua preparação pede um forno que tenha um excelente controle de temperatura, superior e inferior.

Para a ocasião, chef Antonio Cipullo usou o forno elétrico em alvenaria da Fornoflex, que foi lançado oficialmente durante a Fispal 2022.

O forno elétrico em alvenaria da Fornoflex é o único do Brasil.

Sobre Antonio Cipullo

Segunda-feira

Antonio Cipullo

Nascido na cidade de Castellabate, na Itália, o chef Antonio Cipullo é formado pela Scuola Italiana Pizzaioli, certificado no Brasil e na Itália.

Possui treinamento no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Moinho Agugiaro e Figna (Le 5 Stagioni), ambos na Itália. Treinamentos esses que abrangem a área de panificação, confeitaria e pizza.

O chef também é membro da FIC Brasile, Federação Italiana de Cozinheiros, considera a maior entidade de chefs italianos no mundo.

Atualmente atua como técnico, consultor, treinador e palestrante.

Técnico e representante da farinha Le 5 Stagioni no Brasil.

Consultor permanente e responsável técnico por 100% da alimentação da Grano Pizza & Bar, localizada em Mogi das Cruzes, Napoletana Forneria, em São Paulo e Gratto Pizza e Pasta, em Alphaville, Barueri.

Consultor de culinária italiana de vários restaurantes no Brasil.

Ministra cursos de pizza em vários locais de São Paulo.

Palestrante sobre vários tipos de pizzas, com apresentações em diversos eventos, inclusive nas renomadas feiras Anufood, Apas e Fipan.

O Chef Antonio Cipullo também é campeão da etapa Brasil do Campeonato Mundial de Pizza no ano de 2020, na categoria Pizza in Pala e primeiro no ranking geral do país.

 

Quer saber mais sobre pizza in teglia e o chef Antonio Cipullo?

Se você tem interesse em saber mais sobre o chef Antonio Cipullo, acesse o instagram @antoniocipullopizza.

Além da pizza in teglia, ele é especialista em diversas outras modalidades.

Vale muito a pena conferir o seu trabalho.