Entre os dias 23, 24 e 25 de outubro chefs de cozinha de todo o Brasil e da Itália se reuniram na convenção anual da FIC – Federação Italiana de Cozinha, que ocorreu em Domingos Martins, localizado nas montanhas capixabas – Espírito Santo.

O evento contou com a presença de mais de 300 chefs associados FIC e foi marcado por palestras, aulas shows, debates, almoço temáticos, jantares de gala, muito compartilhamento de informações e experiência, além de um clima festivo

Paralelo a convenção também ocorreu a feira FIC, com exposição de produtos e serviços gastronômicos, sendo está aberta ao público.

Como foi a Convenção FIC 2022?

 A programação foi muito enriquecedora, mesclando conhecimento com descontração.  

No dia 23 ocorreu o jantar de boas-vindas no restaurante do Hotel Fazenda China Park, onde foi realizado a Convenção.

O dia 24 foi marcado por muito conhecimento. Foram realizadas cinco palestras e uma grande mesa redonda onde chefs renomados, tais como Erik Jacquin e Roberto Ravioli, discutiram tendências e temas gastronômicos variados. O almoço temático ressaltou a culinária local e levou o nome de “O mar e as montanhas capixabas”. Para encerrar a noite, um jantar de gala e atração musical.

Para o dia 25 o foco foram as aulas show. Começaram o dia com pizza italiana, preparada no forno Napolitano Rotante Flex da Fornoflex.  O almoço foi um delicioso fogo de chão e para encerrar o dia houve o tradicional Tombo da Polenta e Cantarola Italiana.

A participação da Fornoflex na Convenção FIC 2022 ressalta o objetivo da marca em produzir fornos modernos e que atendam aos conceitos internacionais, em especial as tradições italianas.  “Temos a honra de ser uma empresa brasileira que exporta para mais de 10 países ao redor do mundo. Resultado da busca constante por inovação, respeito as necessidades de cada tipo de operação e as tradições milenares. A gastronomia italiana tem suas particularidades e temos fornos para atender cada uma delas, seja a pizza napolitana, clássica ou especiais, como a palla e romana, por exemplo, além de outras aplicações gastronômicas”, destaca Roney Moreira.

Sobre a FIC

Fundada em 1968, a FIC foi criada na Itália e tem atuações no mundo todo.   A unidade Brasil existe há mais de 15 anos e conta hoje com mais de 700 membros no país.

No mundo a FIC reúne 120 Associações Provinciais, 20 Sindicatos Regionais, inúmeras Associações e Delegações Estrangeiras, que contam anualmente com uma média de 20.000 associados, formada principalmente por chefs. Trata-se da única entidade Italiana, desta categoria, que possui uma distribuição e rede associativa tão ampla e com atuação global.

Para saber mais sobre a FIC, clique aqui  

Chef Ari Cardoso fala sobre a FIC e a importância do forno para a gastronomia. Confira no vídeo abaixo.