Muitas pessoas já estão acostumadas a ver a pizza na padaria, sendo servida no balcão e em fatia, mas será que esses estabelecimentos estão tirando o melhor proveito desse produto que é tão amado pelo brasileiro?

Para responder a essa pergunta é preciso entender como está o cenário de panificação no Brasil.

 O pão francês é o produto mais comercializado nas padarias, no entanto desde 2015 apresentou uma queda de venda, segundo dados apontados nos Indicadores da Panificação e Confeitaria 2020, publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP).  

A entidade informa que em 2020 foi constatado uma queda de -3,40% na venda de pão, em relação a 2019. Que apesar de ser menor em comparação aos dois anos anteriores, ainda segue abaixo da expectativa.

Diante desse cenário, as padarias tradicionais precisam buscar caminhos para diversificar o negócio. Ampliar o mix de produtos e serviços são excelentes alternativas e é nesse cenário que investir em pizza na padaria contribui muito com esses estabelecimentos. 

Por que trabalhar com pizza na padaria?

Com mais opções, a padaria se torna mais competitiva.

Por isso, a pizza na padaria contribui muito para atrair novos clientes e aumentar o faturamento.

Veja alguns benefícios de ter a pizza na padaria:

  • Aumento no fluxo de pessoas no horário noturno, principalmente finais de semana; § Mais clientes circulando no estabelecimento, já que a pizza é um alimento democrático e geralmente compartilhado entre amigos e familiares;
  • Com mais pessoas circulando no estabelecimento, consequentemente há um aumento no consumo de outros itens;
  • Captação de novos clientes, principalmente para atendimento no delivery.

Para ter sucesso na venda da pizza é importante que ela seja produzida com o máximo de qualidade em todas as etapas, desde o preparo da massa até a forma como é entregue ao cliente.

Uma vez conquistado, o público da pizza é muito similar ao consumidor de pão, tornam-se extremamente fiéis e assíduos.

Outro benefício de investir em pizza na padaria é que estruturar esse serviço não é tão complexo. No entanto, requer alguns investimentos essenciais, principalmente no forno, que é o principal equipamento responsável pela produção das deliciosas redondas.

O forno também permite outros preparos,  tais como pães especiais, esfihas e focaccias, por exemplo.

Estrutura para começar a produzir e vender pizza na padaria

A área ideal necessária para uma operação de pizza na padaria é a partir 7 m².

A estrutura básica para começar é composta por:

– Mesa de inox

Masseira apropriada para pizza

– Make Table

Forno em alvenaria

A medida que a demanda aumentar, novos equipamentos devem ser adquiridos, tais como Divisora / Boleadora e Abridora de massa.

Além dos mobiliários e equipamentos, alguns acessórios também são importantes, tais como kit de pás, espátulas, conchas, cutelos, tábuas de corte e rolos de polietileno.

Montar a estrutura de forma exposta também é um atrativo interessante, pois desperta o desejo de consumo nos clientes.

Variações do serviço

 A pizza pode ser comercializada de muitas formas, com consumo no salão, apenas delivery ou formato misto (salão + delivery).

A escolha da melhor opção para trabalhar a pizza na padaria deve ser de acordo com objetivos estratégicos do estabelecimento, associado a disponibilidade de espaço no local.

Confira as principais formas de comercializar a pizza:

À La Carte

Modo clássico, onde o cliente escolhe a pizza a partir de um cardápio sugerido e consome diretamente no local. Requer espaço exclusivo e aconchegante, com mesas, cadeiras e boa decoração.

Fast Food

 Vendida em pedaços, geralmente é a escolha do consumidor que está sozinho e quer um consumo rápido e imediato. Esse formato é indicado para venda no balcão

Rodízio

Menos comum nas padarias, esse modelo atrai consumidores pelo preço e mix das pizzas. Ideal para os estabelecimentos que tem disponibilidade de espaços amplos para grande circulação de pessoas e garçons;

Delivery

Opção para os estabelecimentos que não possuem espaço para consumo local, pois esse serviço requer apenas investimento na estrutura da operação. O recomendado é posicionar esse ambiente separado da entrada dos clientes da padaria, para facilitar a circulação dos entregadores.

Esse formato está se tornando bem comum nas pizzarias.

Inspire-se em uma história de sucesso

Conheça a história da Padaria Santa Helena, localizada em Suzano – São Paulo.

O ambiente foi todo pensado em conceito aberto, o que facilita a exposição de todos os produtos e serviços oferecidos pela padaria. A operação da pizza é um grade destaque, pois fica exposta ao lado da vitrine de pães.

Ana Maria Rocha, proprietária da Santa Helena, destaca a importância da pizza na padaria. “Paulistano gosta muito da pizza, mesmo que tenha torta, vários produtos, nenhum produto abate a pizza. Sempre tem muita venda”, afirma Ana.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo!