Muitas pessoas já estão acostumadas a ver a pizza na padaria, sendo servida no balcão e em fatia, mas será que esses estabelecimentos estão tirando o melhor proveito desse produto que é tão amado pelo brasileiro?
Para responder a essa pergunta é preciso entender como está o cenário de panificação no Brasil.
O pão francês é o produto mais comercializado nas padarias, no entanto desde 2015 apresentou uma queda de venda, segundo dados apontados nos Indicadores da Panificação e Confeitaria 2020, publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP).
A entidade informa que em 2020 foi constatado uma queda de -3,40% na venda de pão, em relação a 2019. Que apesar de ser menor em comparação aos dois anos anteriores, ainda segue abaixo da expectativa.
Diante desse cenário, as padarias tradicionais precisam buscar caminhos para diversificar o negócio. Ampliar o mix de produtos e serviços são excelentes alternativas e é nesse cenário que investir em pizza na padaria contribui muito com esses estabelecimentos.
Por que trabalhar com pizza na padaria?
Com mais opções, a padaria se torna mais competitiva.
Por isso, a pizza na padaria contribui muito para atrair novos clientes e aumentar o faturamento.
Veja alguns benefícios de ter a pizza na padaria:
- Aumento no fluxo de pessoas no horário noturno, principalmente finais de semana; § Mais clientes circulando no estabelecimento, já que a pizza é um alimento democrático e geralmente compartilhado entre amigos e familiares;
- Com mais pessoas circulando no estabelecimento, consequentemente há um aumento no consumo de outros itens;
- Captação de novos clientes, principalmente para atendimento no delivery.
Para ter sucesso na venda da pizza é importante que ela seja produzida com o máximo de qualidade em todas as etapas, desde o preparo da massa até a forma como é entregue ao cliente.
Uma vez conquistado, o público da pizza é muito similar ao consumidor de pão, tornam-se extremamente fiéis e assíduos.
Outro benefício de investir em pizza na padaria é que estruturar esse serviço não é tão complexo. No entanto, requer alguns investimentos essenciais, principalmente no forno, que é o principal equipamento responsável pela produção das deliciosas redondas.
O forno também permite outros preparos, tais como pães especiais, esfihas e focaccias, por exemplo.
Estrutura para começar a produzir e vender pizza na padaria
A área ideal necessária para uma operação de pizza na padaria é a partir 7 m².
A estrutura básica para começar é composta por:
– Mesa de inox
– Masseira apropriada para pizza
– Make Table
A medida que a demanda aumentar, novos equipamentos devem ser adquiridos, tais como Divisora / Boleadora e Abridora de massa.
Além dos mobiliários e equipamentos, alguns acessórios também são importantes, tais como kit de pás, espátulas, conchas, cutelos, tábuas de corte e rolos de polietileno.
Montar a estrutura de forma exposta também é um atrativo interessante, pois desperta o desejo de consumo nos clientes.
Variações do serviço
A pizza pode ser comercializada de muitas formas, com consumo no salão, apenas delivery ou formato misto (salão + delivery).
A escolha da melhor opção para trabalhar a pizza na padaria deve ser de acordo com objetivos estratégicos do estabelecimento, associado a disponibilidade de espaço no local.
Confira as principais formas de comercializar a pizza:
À La Carte
Modo clássico, onde o cliente escolhe a pizza a partir de um cardápio sugerido e consome diretamente no local. Requer espaço exclusivo e aconchegante, com mesas, cadeiras e boa decoração.
Fast Food
Vendida em pedaços, geralmente é a escolha do consumidor que está sozinho e quer um consumo rápido e imediato. Esse formato é indicado para venda no balcão
Rodízio
Menos comum nas padarias, esse modelo atrai consumidores pelo preço e mix das pizzas. Ideal para os estabelecimentos que tem disponibilidade de espaços amplos para grande circulação de pessoas e garçons;
Delivery
Opção para os estabelecimentos que não possuem espaço para consumo local, pois esse serviço requer apenas investimento na estrutura da operação. O recomendado é posicionar esse ambiente separado da entrada dos clientes da padaria, para facilitar a circulação dos entregadores.
Esse formato está se tornando bem comum nas pizzarias.
Inspire-se em uma história de sucesso
Conheça a história da Padaria Santa Helena, localizada em Suzano – São Paulo.
O ambiente foi todo pensado em conceito aberto, o que facilita a exposição de todos os produtos e serviços oferecidos pela padaria. A operação da pizza é um grade destaque, pois fica exposta ao lado da vitrine de pães.
Ana Maria Rocha, proprietária da Santa Helena, destaca a importância da pizza na padaria. “Paulistano gosta muito da pizza, mesmo que tenha torta, vários produtos, nenhum produto abate a pizza. Sempre tem muita venda”, afirma Ana.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo!