A Anufood, que acontece de 11 a 13 de abril, preparou uma programação especial sobre as tendências da gastronomia na hotelaria.

Dentre os temas abordados destaca-se as novas demandas gastronômicas e os cases de sucesso de restaurantes em hotéis.

As palestras são organizadas pela Hotelier News e acontecerão no espaço Hospitality Trends, nos dias 12 e 13 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Para participar é preciso se inscrever no site da Anufood.

Mas, afinal por que a gastronomia na hotelaria merece esse espaço de discussão?

A gastronomia agrega valor a experiência dos hóspedes e tem relevância na receita dos hotéis.

Por isso, no artigo de hoje falaremos mais sobre a importância da gastronomia na hotelaria e destacaremos alguns cases de sucesso. Confira!

Importância da Gastronomia na Hotelaria

Muito além de uma facilidade ao hóspede, a gastronomia na hotelaria pode ser um diferencial estratégico para o negócio.

Em entrevista ao site da Abrasel, Paulo Mélega, Vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management,  apresentou a influência que a gastronomia tem para a imagem e resultados do empreendimento, chegando a representar entre 15% a 50% da receita.

“Com inovação, assumindo temáticas e cardápios diferenciados, o negócio é atrativo tanto para os hóspedes quanto para o empreendimento em si”, afirma Mélega.

Hotéis com serviços all inclusive, em especial resorts, precisam se preocupar com a gastronomia e variedade do serviço de A&B.  

No entanto, um destaque é que a gastronomia na hotelaria não deve ser vista apenas com foco no hóspede, mas também nos consumidores locais.

Pensando nesse foco, restaurantes de hotéis devem ser estrategicamente posicionados, dentro da estrutura, visando facilitar o acesso de não hospedes.  

Com isso, torna-se um diferencial em especial para hotéis urbanos, como afirma Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News. “O foco é atrair o público local, não o hóspede. Os hotéis urbanos que possuem veia para o setor podem ter ganhos significativos e temos cases nesse sentido”, afirma Peter.

Como a gastronomia agrega valor a experiência dos hóspedes?

A gastronomia pode agregar muito valor à experiência dos hóspedes.

Confira 5 formas  de transformar a gastronomia na hotelaria em um serviço marcante:

  • Ofereça pratos locais e regionais. Uma forma de complementar a experiência de viagem do hóspede. Para ser atrativo, o prato precisa contar uma história, por isso procure oferecer elementos diferenciados que faça o cliente navega pela cultural local.
  • Forneça opções especiais, tais como pratos veganos ou sem glúten. Esse ato demonstra um cuidado com a saúde e o bem-estar, além de respeito a opções e filosofia de vida do cliente.
  • Ofereça aulas de culinária: Uma opção divertida e educativa, onde o participante adquire novas habilidades culinárias e que serão levadas para casa depois. Esse tipo de experiência fortalece muito lembrança duradoura.
  • Crie uma atmosfera agradável: Decoração, conforto, música são formas de tornar a refeição ainda mais agradável e relaxante.
  • Comodidade: Serviços de quarto e refeições na piscina são perfeitos para conquistar os hóspedes que valorizam a conveniência
  • Promova intercambio cultural ou show gastronômico: Eventualmente convide chefs renomados para preparar um menu especial. Esse fator pode ser um atrativo não apenas para hóspedes, mas principalmente para os hotéis que querem atrair pessoas da região, ou seja, os não hóspedes.

Cases de sucesso

foto divulgação Restaurante Neto

Como citado por Mélega, temáticas e cardápios diferenciados torna mais atrativa a gastronomia na hotelaria. Apresentaremos a seguir alguns cases de sucesso.

Restaurante Neto

O Restaurante Neto se inspira na herança trazida pelos imigrantes italianos à  cena gastronômica paulistana.

Desta forma, o patrimônio das técnicas de diferentes regiões da Itália ganha vida por meio de produtos sazonais, orgânicos e locais.

Com isso, oferece um cardápio diversificado. No menu você encontra pratos como Ovos à fiorentina,  clássico risoto milanese e um delicioso Ragú de Porco com polenta.

O Restaurante Neto está localizado dentro do JW Marriott Hotel São Paulo e é comando pelo chef Icaro Rizzo.

Restaurante O Lagar

O restaurante O Lagar serve pratos de culinária internacional durante todo o dia.

Sendo que seu tema principal é a gastronomia portuguesa.

O espaço é composto com uma cozinha moderna e um forno Napolitano, onde os preparos são finalizados em frente ao cliente.

O destaque fica para o Bacalhau, servido com pupunha e cebola caramelizada.

O Lagar está localizado no Sheraton Santos, no litoral de São Paulo.

O restaurante se tornou o point de fim de semana dos moradores de Santos, afinal é uma cidade que tem a cultura portuguesa muito presente.

Forno x  Gastronomia na Hotelaria

foto divlgação: O Lagar

Quem pensa que forno em alvenaria é só para fazer pizza está muito enganado.

Todos os cases citados nesse artigo contam com um Fornoflex para fazer ou finalizar seus pratos.

Como é o caso do Bacalhau do Lagar que é gratinado no forno napolitano e os Ovos à Fiorentina do Restaurante Neto, que é preparado diretamente em forno clássico.

Fornoflex no Restaurante O Lagar, hotel Sheraton Santos

Seja a lenha, gás ou elétrico, o design moderno e imponente do forno, contribui não apenas para dar sabor aos pratos, mas para enriquecer a arquitetura do espaço.  

Por esse motivo, diversos hotéis investem em fornos, pois entendem o quanto esse equipamento ajuda a enriquecer a gastronomia na hotelaria e gerar resultados aos negócios.

Além dos cases citados, a Fornoflex tem diversos clientes do segmento hoteleiro. Dentre eles o Four Season, Fasano, Palácio Tangará, Rio Quente, Salinas Maragogi, GJP Hotéis e Resorts, Ibis e Pullman.

Saiba mais sobre o Hospitality Trend, realizado na Anufood 2023

Se você quer saber mais sobre gastronomia na hotelaria, participar da Hospitality Trend pode ser uma excelente oportunidade.

O evento promete muito conteúdo de qualidade, rodada de negócios e networking com profissionais do setor de hospitalidade.

Saiba mais e inscreva-se em https://www.anufoodbrazil.com.br

Data: 11 a 13 de abril

Horário: 10h às 19h

Local: Espaço Hospitality Trends

Organização: Hotelier News.

 

Saiba mais sobre os fornos da Fornoflex

Para saber sobre os fornos, fale com nossos consultores. Eles estão prontos para te ajudar e demonstrar como a Fornoflex pode contribuir para tornar a Gastronomia na Hotelaria uma experiência ainda melhor para os hóspedes.